EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1066
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPARAÇÃO DOS DIFERENTES MANEJOS DE SOLO E SUA INFLUENCIA NA DENSIDADE
Autor(es): BARROS, Cássia Helena Borghi de
UHDRE, Renan Santos
MANNIGEL, Anny Rosi
Abstract: O termo densidade de solo é utilizado para caracterizar a estrutura do solo fisicamente, constituindo um indicador de compactação. Cada sistema de produção tem características que imprimem pontos positivos e pontos negativos na condução das culturas exploradas, bem como nos solos manejados. O presente trabalho teve o intuito de comparar a densidade do solo em três ambientes, sejam eles o de plantio direto, plantio convencional e em uma mata nativa, na região de Marialva, através do método do anel volumétrico. Foi feita uma análise da densidade do solo nos diferentes manejos dentro de uma propriedade. Os dados obtidos foram analisados pelo teste de Tukey através do programa estatístico SISVAR. Através dos resultados encontrados percebeu-se que o sistema plantio direto proporcionou os maiores valores de densidade do solo e que os menores valores foram encontrados em ambiente de mata nativa.
Palavras-chave: Física de solo
Plantio convencional
Plantio direto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1066
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79734.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)182.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.