EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1062
Tipo: Artigo de Evento
Título: COEFICIENTE DA CULTURA DO MELÃO RENDILHADO IRRIGADO POR GOTEJAMENTO EM AMBIENTE PROTEGIDO NA REGIÃO DE MARINGÁ – PR
Autor(es): LOZANO, Cláudia Salim
SANTOS, Fernando André Silva
SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
MANGAROTTI, Danielle Paula de Oliveira
HACHMANN, Tiago Luan
REZENDE, Roberto
Abstract: O objetivo deste trabalho foi determinar os valores de coeficiente da cultura do melão rendilhado irrigado por gotejamento em ambiente protegido na região de Maringá - Pr. O experimento foi conduzido em ambiente protegido no Centro Técnico de Irrigação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus de Maringá. O clima do local é do tipo Cfa, mesotérmico, subtropical e a classe de solo é Nitossolo vermelho distroférrico, com textura argilosa. O híbrido de melão utilizado foi Sunrise e as irrigações foram realizadas diariamente via gotejamento. A evapotranspiração da cultura foi determinada por meio de lisímetro de lençol freático constante e a evapotranspiração de referência a partir do método agroclimático de Penman- Monteih, com dados coletados por uma estação meteorológica automática. Não existe nenhum delineamento estatístico que se enquadre neste experimento, pois se trata de uma análise determinística. Os valores de coeficiente da cultura calculados foram de 0,87 para o estádio inicial, 1,15 para o estádio intermediário e 0,64 para o estádio final. Quando comparados os valores do coeficiente da cultura calculados com os valores tabelados pela FAO levaria a uma subestimativa nos estádios inicial e intermediário.
Palavras-chave: consumo hídrico
lisímetro
manejo de irrigação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1062
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79373.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)188.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.