EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1059
Tipo: Artigo de Evento
Título: CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA DOS ÓXIDOS DE FERRO DA FRAÇÃO ARGILA NOS DIFERENTES HORIZONTES DO LATOSSOLO VERMELHO EUTROFÉRRICO
Autor(es): FIGUEIREDO, Rodolfo
ROSSI, Neuzilene das Graças
CAVALCANTE, Raphaela Mulato
CANTON, Leila Cristina
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
Abstract: Os LATOSSOLOS VERMELHOS férricos derivados do basalto compreendem boa parte dos solos presentes no estado do Paraná (PR). Esses solos tem chamado atenção pelo sua alta fertilidade natural, proporcionado pelos seus atributos físicos, químicos e mineralógicos.O objetivo deste trabalho foi estudar as características mineralógicas e cristalográficas dos óxidos de ferro do LATOSSOLO VERMELHO Eutroférrico derivados do basalto da região de Maringá no Estado do Paraná. Foram encontradas diversas mudanças de fase dos minerais dentro do perfil, e o acúmulo de minerais mais resistentes ao intemperismo (caulinita e óxidos de ferro) nos horizontes superficiais. Foram encontrados os seguintes minerais na fração argila: hematita, maghemita, goethita, anatásio e rutilo. Dentre os óxidos de ferro, houve o predomínio da hematita nos horizontes A, Bw e C1. Já no horizonte C2, que apresenta menor grau de intemperismo, a goethita foi o óxido de ferro dominante. A mineralogia dos diferentes horizontes desta classe de solo pode ser considerada complexa quando comparada a qualquer solo formado em outras regiões edafoclimáticas do planeta.
Palavras-chave: Difratometria de Raios-X
Substituição Isomórfica
Basalto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1059
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80182.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)406.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.