EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10492
Tipo: Artigo de Evento
Título: CONHECIMENTO E ATITUDES DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO A PACIENTES COM HIV: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE PARANAENSE
Autor(es): Da Silva, Anna Flávia Dal Santos
Moszko, Júlia Jacovós
Garcia, Gustavo Henrique Franciscato
De Oliveira, Gabriele Nascimento
Resumo: O vírus da imunodeficiência humana (HIV) afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020 foram registrados 37.107 novos casos de HIV. Além disso, muitas pessoas vivem com o vírus e precisam de cuidados de saúde constantes para manter sua qualidade de vida. A odontologia tem um papel fundamental no cuidado integral desses pacientes, não apenas na prevenção e tratamento das doenças bucais frequentes, mas também no manejo de outras condições e complicações sistêmicas. Objetiva-se dessa forma avaliar o grau de conhecimento dos acadêmicos de odontologia em relação ao atendimento a pacientes com HIV em uma universidade paranaense. Trata-se de um futuro estudo descritivo, de abordagem quantitativa, e análise multivariada, a fim de identificar possíveis correlações entre variáveis. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a identificação do grau de conhecimento dos acadêmicos de odontologia em relação ao atendimento a pacientes com HIV em uma universidade paranaense, apontando lacunas e desafios que possam ser enfrentados no ensino e na prática odontológica em relação ao HIV/AIDS.
Palavras-chave: Educação em saúde
HIV
Odontologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10492
Data do documento: 26-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
678845.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)206.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.