EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10387
Tipo: Artigo de Evento
Título: ASPECTOS DA BIOLOGIA FLORAL E MORFOANATOMIA DE URVILLAE LAEVIS RADLK. (SAPINDACEAE)
Autor(es): Bondezan, Leonardo Cazuza
Marinho, Caroline Hernandes
Resumo: A cossexualidade é um fenômeno comum nas angiospermas e, como resultado de diferentes pressões seletivas, diversos mecanismos foram selecionados de modo a evitar a autopolinização. A dicogamia, por exemplo, é caracterizada pelo amadurecimento dos órgãos sexuais em momentos distintos, facilmente observada em Sapindaceae. A família é pantropical e apresenta 1.925 espécies, com 436 ocorrendo no Brasil. Destas, 16 são de Urvillae. A biologia floral das espécies desse gênero é pouco conhecida, apesar de serem altamente representativas em diferentes biomas. Este trabalho teve como objetivo analisar a morfoanatomia da flor de Urvillea laevis e avaliar a diversidade de visitantes florais. As flores foram coletadas em um fragmento urbano de floresta estacional semidecidual. O material foi fixado e processado para a análise morfométrica e cortes histológicos. Dentre os visitantes registrados, Hymenoptera se destaca, sendo as vespas os insetos observados com maior frequência forrageando nas flores. O mesmo ocorre em diferentes gêneros, porém, as abelhas são os visitantes mais recorrentes. A inflorescência é um racemo de cimeiras escorpioides e as flores são zigomorfas. Elas são bissexuais, com um dos órgãos sexuais funcional. Os apêndices petaloides se arranjam de modo a direcionar o acesso aos nectários florais, obrigando os visitantes a entrarem em contato com os órgãos reprodutivos. O ovário é tricarpelar, trilocular e os filetes são ligados ao estilete pela base, características compartilhadas na família. A distinção das flores só é possível após a antese e a vascularização do ovário parece ser um caráter taxonômico útil na distinção de Urvillae de outros gêneros.
Palavras-chave: Carpelos
Cossexualidade
Dicogamia
Hymenoptera
Paullinieae
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10387
Data do documento: 22-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683632.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)322.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.