EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10308
Tipo: Artigo de Evento
Título: ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO RELACIONADOS A COVID-19
Autor(es): De Morais, Ainalem Cristine Klein
Do Nascimento, Estefany Cristina de Souza
De Novais, Hérica Marques
Nunes, Mauricio Gabriel da Silva
Resumo: A COVID-19 é considerada uma patologia infecciosa provocada pela síndrome respiratória aguda grave. Sua principal via de transmissão se dá através de inalação de gotículas da saliva e secreções respiratórias contaminadas, onde apresenta diversas complicações relacionadas ao sistema estomatognático. A doença pandêmica, causada pelo vírus SARS- CoV 2 manifestou alterações orais, aos pacientes que testaram positivo para a doença, seus sintomas eram associados à alterações no sistema estomatognático, associada aos seus sintomas. O SARS-Cov 2 se liga a uma enzima conversora angiotensina 2 ( ACE - 2). Sendo assim, a cavidade oral por ter grande número significativo de receptores dessa enzima conversora acaba ajudando para uma fácil capacidade de relação com SARS- CoV2. Dessa maneira, o presente trabalho tem o objetivo de mostrar as principais alterações bucais causadas pelo vírus e as manifestações orais relacionadas às medicações contra o vírus do COVID- 19, sendo elas mais comuns: lesões, úlceras, gengivite descamativa e cutânea, como também, disgeusia, que caracteriza a perda do paladar e anosmia perda do olfato. Sendo predominante essas alterações na região do palato e manifestações na região da língua. Logo, essa pesquisa foi realizada com o intuito de uma revisão integrativa para investigar e estudar as possíveis alterações que o vírus SARS- CoV 2 pode causar, já que ainda não tem evidências comprovadas suficiente para comprovar que as possíveis alterações bucais têm relação com o vírus da doença do COVID-19. Dessa maneira, é importante avaliar aspectos clínicos, para identificar se são alterações por alguma outra doença oportunista, ou até mesmo por contas médicas utilizadas durante o tratamento da doença.
Palavras-chave: Biossegurança
Covid-19
Lesões Bucais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10308
Data do documento: 12-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
679341.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)211.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.