EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10264
Tipo: Artigo de Evento
Título: A PRÁTICA CULTURAL DAS FAKE NEWS COMO MECANISMO DE CONTROLE POR AGÊNCIA
Autor(es): De Souza, Mariana Augusta
Vilha, Anna Claudia
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender como a prática cultural das Fake News se constituiu como um mecanismo de controle por agência. Considerando as contribuições de Skinner e Holland sobre a Análise Comportamental da Cultura, o presente trabalho requer, para o alcace de seu objetivmo máximo, identificar os conceitos desta abordagem na realidade contextual que o fenômeno das Fake News se sobressai. É uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter exploratório, tendo como finalidade metodológica construir um panorama sobre o assunto. O trabalho é relevante visto que a própria elucidação e informação da circunstância de controle por agência à sociedade, já se constitui um mecanismo de enfrentamento à ela, segundo Holland. Espera-se identificar a(s) agência(s) que se beneficia(m) do fenômeno das notícias falsas, bem como a maneira pela qual ela(s) mantém tal cultura, mesmo prejudicando a sociedade.
Palavras-chave: Análise do Comportamento
Contracontrole
Cultura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10264
Data do documento: 11-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
677731.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)176.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.