EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10215
Tipo: Artigo de Evento
Título: A DIDÁTICA DE ENSINO DA LITERATURA EM TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Do Nascimento, Renata Vieira
Resumo: Este artigo tem como objeto de análise a didática utilizada pelos professores de literatura do primeiro ano do ensino médio e a sua eficácia para a formação de novos leitores. Tendo como ponto de partida que o ensino de literatura pode promover o desenvolvimento de competências de leitura crítica, interpretação textual e pensamento crítico, sendo assim, contribuindo para que o aluno consiga ter autonomia para ir além daquilo que lhe é apresentado em sala de aula. Dados da pesquisa Retratos da Literatura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú cultural, aponta que 11% dos entrevistados obtiveram o hábito de leitura após serem influenciados por seus professores, porém a mesma pesquisa aponta que, entre os anos de 2015 e 2019, o Brasil teve um decréscimo de 4,6 milhões de leitores. Constatações dessa ordem fomentam dúvidas sobre a eficácia da didática apresentada em sala de aula. Por isso, para o desenvolvimento deste artigo, será analisada as abordagens pedagógicas, curriculares e interdisciplinares, visando avaliar como os professores têm enfrentado o desafio de tornar obras literárias complexas e distantes do cotidiano dos alunos acessíveis e relevantes. Será realizado uma combinação de abordagens qualitativas e quantitativas, para investigar a relação entre a metodologia empregada e a formação de novos leitores. Os resultados irão contribuir para a compreensão dos pontos fortes e desafios do ensino de literatura, fornecendo um conteúdo de apoio para educadores e pesquisadores interessados em melhorar a qualidade de seu ensino e desenvolvimento das habilidades de seus alunos.
Palavras-chave: Didática aplicada
Ensino de literatura
Formação de leitores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10215
Data do documento: 8-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
678760.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)176.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.