Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10149
Tipo: | Artigo |
Título: | Os impactos da transição das aulas presenciais para o modo remoto no processo saúde-doença dos docentes |
Autor(es): | Macedo, Luiz Felipe Amorim |
Primeiro Orientador: | Silva, Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez da |
Resumo: | A pandemia do COVID-19 modificou grandemente as metodologias de ensino em todo o país, o que culminou na substituição do modelo das aulas presenciais para o modo remoto emergencial. Essa modificação rápida pode ter sido uma experiência causadora de malefícios no processo saúde-doença de seus profissionais, assim como é evidenciado pelo mal-estar docente (malaise enseignant). Este trabalho visou analisar os diversos impactos na saúde dos professores participantes de tal transição, considerando efeitos mentais, físicos e profissionais. Para isso, foi efetuada uma revisão literária, a qual perpassou o conceito de mal-estar docente, sua origem e ramificações, além da aplicação de um questionário, ora presencialmente ora via plataforma de Formulários do Google, para professores de duas instituições de ensino superior (IES), Universidade Cesumar (Maringá –PR) e Universidade do Oeste Paulista (Presidente Prudente –SP), escolhidos segundo o critério de ter obtido a experiência de trabalho tanto no modelo presencial quanto no remoto. Então, os dados foram analisados e tabulados por meio de estatística simples por Excel. Após análises dos resultados, comprovou-se que houve uma alteração no processo saúde-doença no que tange a sinais e sintomas como aumento do estresse, ansiedade, dores musculares, nas articulações e diminuição da acuidade da visão, além da diminuição da satisfação e qualidade laboral. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic changed extraordinirily the teaching metodologies in the whole wide country, which culminate in the substitution of presencial classes model to the remote emergencial model. This fast modification might have been an experience that brought harms in the health-disease process of some professionals, as evidenced by teacher malaise (malaise enseignant). This work aimed to analyze the severious impacts on teachers health who participate in that transition, considering mental, physics and professional effects. For this, the methodology involved was a literature review, in which perpassed teacher malaise concept, its origin and branches, besides a formulary application, presencial and digittaly by Google Forms platform, sent to teachers from two high education institution, Universidade Cesumar (Maringá –PR) and Universidade do Oeste Paulista (Presidente Prudente –SP), they were chosen by the criterion of have had working experience on presencial and remote emergencial model. Then, these data were analyzed and tabulated by simple statistic on Excel. After analyzing results, it was proven a changing in health-disease process, regarding to signs and symptoms like stress increase, anxiety, muscle and articulation ache and vision acuity decrease, furthermore satisfation and labor quality decrease. |
Palavras-chave: | Professor Mal-estar docente Medicina do trabalho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10149 |
Data do documento: | 3-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | MEDICINA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Macedo, Luiz Felipe Amorim.pdf | 278.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.