Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10112
Tipo: | Artigo |
Título: | Metodologia ativas na medicina e o impacto da pandemia de COVID 19 no ensino médico |
Autor(es): | Bresil, Caio Ferdinando |
Resumo: | A metodologia de ensino ativa tem se tornado ferramenta cada vez mais frequente na aprendizagem de alunos universitários, principalmente estudantes de medicina. Todavia, essa metodologia tem sofrido algumas alterações em seus formatos mistos (metodologia tradicional e ativa, como o PBL -Problem Based Learning- Abordagem baseada em problemas), ou mesmo aqueles que eram simplesmente tradicionais. Em face de um contexto pandêmico, inovaram suas estruturas, canais e formas de inserir o(a)s acadêmico(a)s com a explosão da Covid-19 e o isolamento social necessário. Segmentos educacionais que nunca implementaram esse método incorporaram estratégias de ensino, tanto no ensino básico, médio como no superior, em particular, neste projeto, a medicina. Essa aplicação torna as instituições de ensino socioconstrutivas, fomentando a individualidade do aluno, apresentando atributos mais condizentes com a formação para a autonomia acadêmica e, consequentemente, com as demandas de formação profissional do mercado e da vida. Em face disso, põe-se o desafio: estabelecer a relação entre teoria e prática pedagógica e o objetivo de estudar metodologia ativa na formação de novos médicos no contexto de Covid-19. A inexistência de uma receita prática, única, para aplicação da teoria socioconstrutivista, talvez, seja a sua maior riqueza, porque pode contribuir para formar novos processos e outras possibilidades de desenvolvimento. Em face da importância do PBL na formação dos futuros médicos, esse trabalho se justifica dada a necessidade de pesquisar novas metodologias e ferramentas que contribuam no ensino em meio à pandemia de Covid-19. Para a realização deste estudo, priorizaremos uma metodologia interdisciplinar. |
Abstract: | The active teaching methodology has become an increasingly frequent tool in the learning of university students, especially those in medicine. However, this methodology has undergone some changes in its mixed formats (traditional and active methodology, such as Problem-Based Learning - PBL). In the face of a pandemic context, institutions have innovated their structures, channels, and ways of engaging students with the surge of Covid-19 and the necessary social isolation. Educational sectors that had never implemented this method have incorporated teaching strategies, not only in primary and secondary education but also in higher education, particularly in this project, focusing on medicine. This application makes educational institutions socioconstructive, fostering the individuality of the student and presenting attributes more in line with the formation of academic autonomy and, consequently, with the demands of the professional market and life. In light of this, the challenge arises: to establish the relationship between theory and pedagogical practice and the goal of studying active methodology in the training of new doctors in the context of Covid-19. The lack of a practical, singular recipe for applying socioconstructivist theory may be its greatest richness because it can contribute to the formation of new processes and other possibilities of development. Given the importance of PBL in the training of future doctors, this work is justified by the need to research new methodologies and tools that contribute to teaching amid the Covid-19 pandemic. For the realization of this study, we will prioritize an interdisciplinary methodology. |
Palavras-chave: | Metodologia de estudo ativo Aprendizagem Baseada em Problemas COVID-19 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10112 |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | MEDICINA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bresil, Caio Ferdinando_pdf.pdf | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Medicina da Universidade Cesumar – UNICESUMAR. | 221.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.