Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10074
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel das visitas a museus e exposições no ensino da arte: enriquecimento da experiência educacional, estímulo ao pensamento crítico e apreciação estética através da metodologia da sala de aula invertida. |
Autor(es): | Silva, Níbia Cibele Clemente |
Primeiro Orientador: | Bachega Junior, Vanderlei |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo investigar o impacto da promoção de visitas a museus e exposições no ensino da arte, utilizando a metodologia da sala de aula invertida. Essa proposta de estudo envolve a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, com o professor atuando como mediador. A visita a museus é considerada um meio importante para ampliar o conhecimento no campo da arte, assim como para promover a interdisciplinaridade, incorporando elementos da arquitetura, artes, mediação, autonomia, criatividade e alteridade. A análise da proposta metodológica revelou aspectos relevantes para a sala de aula invertida: o aluno como agente de sua aprendizagem e autonomia, independentemente da possibilidade de a escola fornecer a visita ao museu, e a autonomia do professor em orientar e estimular os alunos tanto dentro como fora da escola. Essa interação significativa entre o objeto de ensino-aprendizagem, a autonomia e os alunos foram observados como relevante para a aquisição significativa do conhecimento |
Palavras-chave: | Visitas a museus Sala de aula invertida Autonomia Mediação e Arte |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10074 |
Data do documento: | 14-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | ARTES VISUAIS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvia, Níbia Cibele Clemente da.pdf | Trabalho de conclusão de curso | 262.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.