01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARTES VISUAIS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10070
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Arteterapia como meio de intervenção de arte nas escolas
Autor(es): Silva, Dayanne Ribeiro
Primeiro Orientador: Bachega Junior, Vanderlei
Resumo: O presente texto tem como objetivo apresentar a importância da arteterapia como recurso e ferramenta nas escolas com a função primordial e motivadora dos alunos no contexto de ensino aprendizagem. Sendo essencial para desbloquear ideias no processo de construção do conhecimento e geração de incentivos e manter o foco para o desenvolvimento do ensino aprendizagem utilizando a técnicas da arteterapia. Uma ferramenta valiosa para melhorar o desempenho do aluno e estruturar a aprendizagem estimulando a criatividade em sala de aula, desmitificando o paradigma negativo de não ter o dom da arte ou saber desenhar. Nesta pesquisa será apresentado como o processo de criativo e educativo manifesta de maneira bastante singular em seus produtos artísticos, trazendo características simbólicas entrelaçadas a aspectos qualitativos ligados às dimensões intuitivas e emocionais predominantes na atividade humana. Logo esse processo criativo e o processo educativo são evidentes não apenas no processo de ensinar e aprender com crianças, adolescentes e jovens, mas também na forma como os conhecimentos e valores são transmitidos. É possível identifica como a ludicidade contribui para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, principalmente com a utilização dessa ferramenta nas escolas, a partir desta pesquisa científica é possível ter uma base técnica para analisar a capacidade que esse recurso trás e estimula a educação em um nível emotivo e um nível racional, ou seja, desenvolvendo potencial emocional e potencial intelectual bem como o veículo sensorial exigido pelo ensino da arte utilizando através do uso dessa técnica apresentada no decorrer deste trabalho de pesquisa cientifica.
Palavras-chave: Ensino aprendizagem
Abordagem triangular
Ensino da arte
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10070
Data do documento: 14-Mar-2024
Aparece nas coleções:ARTES VISUAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Dayanne Ribeiro.pdfTrabalho de conclusão de curso222.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.