Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10070
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Arteterapia como meio de intervenção de arte nas escolas |
Autor(es): | Silva, Dayanne Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Bachega Junior, Vanderlei |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo apresentar a importância da arteterapia como recurso e ferramenta nas escolas com a função primordial e motivadora dos alunos no contexto de ensino aprendizagem. Sendo essencial para desbloquear ideias no processo de construção do conhecimento e geração de incentivos e manter o foco para o desenvolvimento do ensino aprendizagem utilizando a técnicas da arteterapia. Uma ferramenta valiosa para melhorar o desempenho do aluno e estruturar a aprendizagem estimulando a criatividade em sala de aula, desmitificando o paradigma negativo de não ter o dom da arte ou saber desenhar. Nesta pesquisa será apresentado como o processo de criativo e educativo manifesta de maneira bastante singular em seus produtos artísticos, trazendo características simbólicas entrelaçadas a aspectos qualitativos ligados às dimensões intuitivas e emocionais predominantes na atividade humana. Logo esse processo criativo e o processo educativo são evidentes não apenas no processo de ensinar e aprender com crianças, adolescentes e jovens, mas também na forma como os conhecimentos e valores são transmitidos. É possível identifica como a ludicidade contribui para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, principalmente com a utilização dessa ferramenta nas escolas, a partir desta pesquisa científica é possível ter uma base técnica para analisar a capacidade que esse recurso trás e estimula a educação em um nível emotivo e um nível racional, ou seja, desenvolvendo potencial emocional e potencial intelectual bem como o veículo sensorial exigido pelo ensino da arte utilizando através do uso dessa técnica apresentada no decorrer deste trabalho de pesquisa cientifica. |
Palavras-chave: | Ensino aprendizagem Abordagem triangular Ensino da arte |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10070 |
Data do documento: | 14-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | ARTES VISUAIS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Dayanne Ribeiro.pdf | Trabalho de conclusão de curso | 222.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.