CAMPUS CURITIBA 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Operação urbana consorciada Linha Verde e co-living
Autor(es): Santos, Felipe Pires dos
Primeiro Orientador: Chaves, Rita Miréle Patron
Resumo: Percorrendo a história de uma das rodovias brasileiras, a “BR-116”, este estudo pretende compreender como sua inserção e interação na malha urbana da cidade de Curitiba fez com que ela se tornasse uma “cicatriz” na própria malha da cidade, e como esforços Municipais da cidade tentaram diminuir suas desvantagens e implicações, mediante uma série de projetos e medidas urbanísticas. Uma dessas medidas foi denominada “Operação Consorciada Urbana: Linha Verde”. A concepção dessas operações remonta a 2001, quando o “Estatuto da Cidade” foi incorporado à Constituição Brasileira, tendo como premissa unir os órgãos governamentais, o poder público e as empresas privadas em um esforço conjunto para medidas de planejamento urbano, beneficiando a cidade e seus cidadãos. Apesar desses esforços e da sua quase plena implementação, pouco se alterou no tocante ao uso do solo das àreas lindeiras ao longo da nova Avenida nascida desse projeto, resultando numa paisagem repleta de grandes logradouros subutilizados, áreas muradas que privam os pedestres de tão necessário senso de segurança e falta de interação entre o entorno dos logradouros, as calçadas e as ruas. Este estudo prossegue esta análise propondo um tipo de edifício que introduziria mais espaços interativos no entorno e interior do terreno de estudo e estimularia o crescimento sociocultural e a diversidade na área. Este seria um edifício do tipo co-living, uma categoria de habitação compartilhada que enfatiza os aspectos sociais e comunitários de espaços compartilhados, promulgando o sentimento de pertencimento, comunidade e colaboração. Um número de casos relacionados são estudados e analisados, tanto do ponto de vista social, histórico e urbano (os casos de Milão e Turim), quanto em termos arquitetônicos de forma, conceito e design (“Les etóiles D'Ivry-sur-Seine", de Renée Gailhoustet e Jean Renaudie, e “The Cube Utrecht”, do escritório de arquitetura Van Wijnen). Aprofundando-se nos estudos da área geográfica a ser trabalhada, pretende-se determinar a melhor localização possível para essa proposta de co-living, mediante estudo da infraestrutura da área, rede viária, uso do solo, dados demográficos, sociais e contexto histórico do bairro. Com base nos parâmetros urbanísticos ditados pela Operação Urbana Consorciada, nos estudos de caso relacionados e na análise da área, este estudo conclui-se estabelecendo parâmetros para a forma arquitetônica, conceito e design de um projeto co-living, inspirado nas áreas da Costa Amalfitana e Cinque Terre (Itália), onde os blocos construídos da cidade ascendem à paisagem montanhosa, com uma comunidade vibrante, cultural e socialmente ativa que prospera em suas muitas ruas, passarelas e áreas abertas que existem entre os edifícios. Esse mesmo sentido de integração e comunidade é a base conceitual do projeto co-living, que também foca na interação entre áreas internas e externas, por meio da externalização de certos espaços de vivência, caminhos e fluxos, loggias e uso de vegetação. O edifício promoverá também o uso misto do solo, com a planta do primeiro andar destinada ao uso público, áreas verdes de convivência, unidades comerciais ao longo de suas fachadas e abrigo para pedestres em forma de marquises, incentivando interações socioeconômicas.
Abstract: Going through the history of one of Brazil’s highways, the “BR-116”, this study intends to understand how it’s insertion and interaction in the urban fabric of the city of Curitiba caused it to become a “tear” in the very fabric of the city, and how the city’s governing body has tried to diminish it’s downsides and implications, through a number of urban projects and measures. One of such measures was called “Urban Consortium Operation: Linha Verde”. The concept of such operations dates back to 2001, when the “Statute of the City” was implemented into Brazilian Law, and has the premise of uniting governing bodies, the general public and private companies into a collaborative effort for urban planning measures, benefitting the city and it’s citizens. Despite the effort and it’s nearly full implementation, little has changed in the overall use of land in the neighboring sites along the new Avenue born from this project, resulting in a landscape that’s filled with large misused sites, walled areas that deprive pedestrians of much needed security and a lack of interaction between the sites and the walkways and streets. This study follows up on this analysis by proposing a type of building that would bring in more interactive spaces in and around the site, and would stimulate social and cultural growth and diversity in the area. This would be a co-living type building, a shared housing category that emphasises in the social and community aspects of sharing spaces, nurturing a sense of belonging, attachment and collaboration. A number of related cases are studied and analised, from both a social, historical and urban perspective (the cases of Milan and Turin), and in terms of architectural form, concept and design (“Les etóiles D’Ivry-sur-Seine" by Renée Gailhoustet and Jean Renaudie, and “The Cube Utrecht”, by the Van Wijnen architecture practice). Further analysis of the site intends to determine the best possible location for this co-living proposal, through studying the area’s infrastructure, road network, use of land, demographics and social data, and historical context of the neighbourhood. Based off the urban parameters dictated by the Urban Consortium Operation, the study of related cases and the analysis of the area, this study concludes by establishing parameters for the architectural form, concept and design of a Co-living Project, inspired by the areas of the Amalfi Coast and Cinque Terre (Italy), where the building blocks of the city ascend the mountain landscape, with a vibrating, culturally and socially active community that thrives in it’s many streets, walkways and open areas that exist inbetween the buildings. This very sense of integration and community is the base for the co living project concept, which also focuses on the interaction between indoor and outdoor areas, through the use of external living spaces and pathways, loggias, and vegetation. The building will also promote the mixed use of land, with it’s first floor plan destined to public use, green living areas, commercial units along its façades and shelter for pedestrians, incentivising socioeconomic interactions
Palavras-chave: Urbanismo
Moradia Compartilhada
Uso Misto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: SANTOS, Felipe Pires dos. Operação Urbana Consorciada Linha Verde e Co-living. 63p. UniCesumar: Curitiba, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10029
Data do documento: 31-Jan-2024
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