Abstract:
A política pública educacional, com o intuito de atender a quesitos qualitativos na formação de professores, inova ao criar a Portaria nº 122 Normativa n.16, de 23 de dezembro de 2009, que regulamentou o PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –, que tem como objetivo proporcionar aumento qualitativo na formação de novos professores. Desse modo, o programa propõe a interação entre professores atuantes em escolas públicas com os futuros docentes de licenciatura no ambiente desafiador de sala de aula. Ao aproximar a escola da instituição de ensino superior, o programa abre possível caminho para o diálogo para novas pesquisas sobre o ensino aprendizagem. Nessa perspectiva, será analisada a influência do Banco Mundial na elaboração de políticas educacionais no país. Diante do objetivo proposto, para se alcançar o resultado, será utilizada pesquisa de natureza qualitativa com pesquisa descritiva e recorte transversal com perspectiva longitudinal, com observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos permitirão concluir se a gestão do conhecimento pode ser considerada uma estratégia de inovação para a gestão escolar ao propiciar o possível compartilhamento de informações e práticas organizacionais entre acadêmico e professor supervisor e, assim, contribuir, de forma qualitativa, para a
formação de futuros professores e promover condições para o alcance das metas estipuladas pelas agências internacionais para o desenvolvimento educacional no país.