Abstract:
A competitividade de mercado encontra-se cada vez mais acirrada, de tal modo, a busca constante por novas maneiras de gestão, faz com que a Gestão do Conhecimento, seja cada vez mais investigada e também valorizada em muitos campos. Com isso o âmbito educacional, sobretudo a modalidade EAD, constituem o tema do presente estudo. Nesta direção, o objetivo deste estudo consiste em propor ferramentas de GC de compartilhamento que possam ser empregadas no projeto “trilha de ensino” que realiza a capacitação dos multiplicadores da Rede Siconv. Como principais resultados, constatou-se por meio de uma análise das funcionalidades da plataforma de cursos da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), que por meio de um ambiente online, oferta os cursos da trilha de multiplicadores da rede SICONV (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse), que o ambiente de curso da ENAP conta com o emprego de algumas ferramentas de GC, porém, de modo muito parcial, ou seja, as mesmas não são utilizadas no máximo de suas potencialidades. A partir disso, as ferramentas de GC de compartilhamento de informações que podem ser incorporadas à trilha de ensino de capacitação de multiplicadores da rede SICONV, sugeridas por este estudo são: correio eletrônico, ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Manual, Biblioteca digital, arquivo em áudio, arquivo em vídeo, videoaula, videoconferência, fórum, chat e blog.
Description:
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações, do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Orientador: Profo. Dr. Flávio Bortolozzi. Coorientador: Profo. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia.