EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/943
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO SENSORIAL DA GELEIA DE UVA (Vitis vinifera L.) DA VARIEDADE BENITAKA ADICIONADA DO RESÍDUO DA PRÓPRIA FRUTA
Autor(es): NASCIMENTO, Kauyse Matos
TAVONE, Luciana Alves da
SANTOS, Suelen Siqueira dos
PARAÍSO, Carolina Moser
NASCIMENTO, Valkirea Matos
SCAPIM, Mônica Regina da Silva
Abstract: A uva é uma fruta rica em compostos que são benéficos à saúde, além de ser uma das frutas mais apreciadas em todo o mundo, tanto in natura quanto processada. A uva da variedade Benitaka é uma mutação da uva Itália, diferindo apenas por sua coloração rosada. A produção de geleia dessa fruta propicia a conservação da mesma por um longo período de tempo, além de agregar valor ao produto. A utilização de casca na formulação da geleia proporciona ao produto propriedades funcionais, além de dar um destino mais sustentável a esse resíduo da produção de vinhos. Este trabalho teve como objetivo avaliar sensorialmente uma formulação de geleia de uva adicionada da casca da própria fruta como fonte de fibras naturais. A avaliação sensorial foi realizada com 50 julgadores, foram aplicados dois testes sensoriais: um teste de aceitação, utilizando escala hedônica estruturada de 9 pontos, e um teste de intenção de compra. Através destas avaliações observou-se uma boa aceitação da geleia, sendo a maioria dos índices de aceitabilidade superiores a 80% e 89,66% de intenção de compra. Portanto, a adição de casca de uva na formulação de geleia pode ser uma alternativa sustentável para esse resíduo da agroindústria, além de enriquecer o produto com propriedades funcionais que a casca propicia.
Palavras-chave: Processamento de geleia
casca
índice de aceitabilidade
intenção de compra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/943
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
80089.pdfTipo de Apresentação: ORAL Eixo Temático: Ciências Agrárias345.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.