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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7492
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | FRANÇA, Maressa Furlan Vieira | - |
dc.creator | GOMES, Geni Col | - |
dc.creator | ALTMEYER, Cleidionara | - |
dc.creator | BARBOSA, Samara dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-15T17:05:43Z | - |
dc.date.available | 2005-10-19 | - |
dc.date.available | 2021-02-15T17:05:43Z | - |
dc.date.issued | 2005-10-19 | - |
dc.identifier.other | Presencial | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7492 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE CESUMAR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia social-comunitária | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Estágio básico | pt_BR |
dc.title | RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é um relato de experiência do Estágio Básico de Psicologia Social e Psicologia da Saúde, do segundo ano do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá, que ocorreu em 2004 em parceria com o Centro Integrado de Atividades Culturais e Artísticas (CIACA), de Maringá – Paraná. Este Centro funciona em contra-turno escolar e assiste crianças e adolescentes entre sete a quatorze anos em situação de vulnerabilidade social. Este trabalho teve como objetivo para o acadêmico conhecer e interagir com um determinado grupo social, buscando articular conhecimentos teóricos e práticos das referidas disciplinas. Para o grupo social os objetivos foram definidos através de observações participantes em sala-de-aula e pátio de recreio, conversas informais com os educadores de base e educadores sociais, em que pode-se percebeu que entre muitas das dificuldades das crianças uma delas era em relação a coordenação motora geral do corpo. Com base nesta necessidade, as estagiárias elaboram um projeto de intervenção social cujo objetivo foi promover interações e vivências afetivas através de atividades psicomotoras. Os referenciais teóricos adotados foram a fundamentos da psicologia social comunitária e estudos sobre a psicomotricidade. Os recursos utilizados foram à aplicação de atividades psicomotoras e brincadeiras infantis diversas. Participaram do projeto dezesseis crianças entre as idades de sete a oito anos. Para a seleção das atividades as estagiárias adotaram como critério: atividades apropriadas à idade das crianças e relacionadas à dificuldade psicomotora das mesmas. Com o desenvolvimento deste projeto de estágio básico não se pode dizer que a houve uma melhora significativa na psicomotricidade desse grupo de crianças, este é um trabalho que teria que ter continuidade e não se esgotar apenas no estágio. No entanto, não se pode desconsiderar alguns pontos positivos como o de ter proporcionado uma maior interação entre aquelas crianças e espaços para a manifestação espontânea da afetividade. Para as estagiárias a experiência foi muito gratificante porque possibilitou estabelecer contato com um grupo de crianças que apresenta necessidades e dificuldades semelhantes, embora este gripo represente uma porção minúscula da nossa sociedade. Uma das coisas mais significativas deste estágio foi à oportunidade de vivenciar na prática aquilo que estava sendo estudado em sala-de-aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNICESUMAR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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maressa_furlan_vieira_franca3.pdf | 12.17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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