EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos-
dc.date.accessioned2021-02-15T12:05:09Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-15T12:05:09Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.otherPresencialpt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7464-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleABORDAGEM DOS ELEMENTOS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem a finalidade de apresentar um projeto de pesquisa em fase final de investigação, através de revisão literária, sobre a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e principalmente como recurso metodológico na Educação Infantil. Historicamente o lúdico sempre esteve presente na formação cultural dos povos e é interpretado em suas diversas manifestações. Podendo ser reconhecido como objeto de estudo na área de Educação Física, especificamente na Educação Infantil. Considerando os aspectos da ludicidade, analisaremos os elementos que podem desencadear este processo e ativar o lúdico, resultando numa aprendizagem significativa. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e a construção do conhecimento. Neste sentido o professor de Educação Física poderá criar alternativas metodológicas utilizando a ludicidade para alcançar os objetivos da aprendizagem. Na escola quando os professores utilizam a ludicidade, usam como recurso para o descanso do adulto – (Enquanto eles brincam, eu sossego) ou nem mesmo como simples entretenimento para as crianças – (Coitadinha, com os brinquedos ela fica ocupada). Percebe-se a partir deste artigo que os elementos que desencadeiam o lúdico são importantes no trabalho educativo, busca-se a educação pelo prazer, com menos conflito. Ora, onde a criança apresenta-se mais disponível, acessível e compreensiva, nos instantes em que brinca, que joga. Devemos ter claro que a utilização dos elementos da ludicidade como princípio pedagógico devem vir acompanhados de um objetivo claro, conciso, que deixe evidente o objetivo de sua ação. Inúmeros professores reconhecem o valor pedagógico da ludicidade em sua prática, porém falta clareza em que momentos fazer o uso da mesma e que elementos utilizar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luiz_claudio_dos_santos_cortez.pdf11.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.