EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIVA, Giovana Tassia-
dc.creatorSOUZA, Sergio Moraes de-
dc.creatorMARSON, Fabiano-
dc.creatorBRESSANIN, Lucineia de Caires-
dc.creatorSENSI, Luis Guilherme-
dc.date.accessioned2021-02-04T17:19:52Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-04T17:19:52Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.otherPresencialpt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7184-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRestaurações adesivaspt_BR
dc.subjectDiretaspt_BR
dc.subjectDentes posteriorespt_BR
dc.titleRESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICOpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs restaurações adesivas diretas com resinas compostas são, hoje em dia, a opção mais lógica e racional para o restabelecimento da integridade funcional, biológica e estética dos dentes posteriores acometidos por lesões cariosas, defeitos estruturais ou para a substituição de restaurações insatisfatórias de tamanho pequeno ou médio. Apesar de presentes a mais de 30 anos, desde a introdução dos procedimentos adesivos e das resinas compostas, a execução das restaurações adesivas em dentes posteriores nunca foi uma unanimidade entre os clínicos. Isto se deve à péssima impressão deixada pelos primeiros sistemas restauradores indicados para utilização nos dentes posteriores, que apresentaram um desempenho clínico insatisfatório. Através dos anos, a evolução e desenvolvimento de técnicas adesivas mais seguras e de resinas compostas com propriedades melhoradas possibilitou a obtenção de excelentes resultados clínicos, tornando a execução das restaurações adesivas diretas com resinas compostas em dentes posteriores um expediente rotineiro no dia a dia da clínica restauradora. Esta popularidade se deve também ao grande apelo estético imposto pelos padrões atuais de beleza que consideram que restaurações da cor do dente transmitem a sensação de uma aparência saudável e de bem-estar, característica desejável pela grande maioria dos pacientes e impossível de ser obtida quando restaurações metálicas, como as restaurações de amálgama, estão presentes. Com o aperfeiçoamento dos materiais e técnicas restauradoras impulsionou a utilização das resinas compostas nos dentes posteriores de tal maneira que a sua utilização para a resolução de diversas situações clínicas se tornou imprescindível na prática da odontologia restauradora nos dias de hoje. Entretanto, a execução adequada destas restaurações é fundamental para a obtenção de bons resultados clínicos. Este artigo apresenta uma seqüência clínica passo-a-passo para a restauração previsível da integridade biomecânica, estrutural e estética de cavidades de classe II com resinas compostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
giovana_tassia_riva.pdf11.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.