EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Francismara Fernandes Guerra-
dc.creatorROSA, Antonio Luíz-
dc.date.accessioned2021-02-04T16:47:52Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-04T16:47:52Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7176-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnéis de grupospt_BR
dc.subjectUnidades unitáriaspt_BR
dc.subjectComplemento normalpt_BR
dc.titleUNIDADES UNITÁRIAS E SUAS ORDENS EM ALGUMAS ÁLGEBRAS DE GRUPO MODULARES COM GRUPOS DE ORDEM 16pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA estrutura algébrica dos Anéis de Grupos é particularmente rica. Para explorá-la é necessário recorrer não somente a técnicas da Teoria de Grupos e da Teoria de Anéis como também dos números algébricos, das representações de grupos e álgebras e, ás vezes, até a Álgebra Homológica. A Teoria dos Anéis de Grupos é um dos ramos da Álgebra que mais tem se destacado em pesquisas. Hoje há uma grande concentração de pesquisadores no Brasil, em particular em São Paulo. O objetivo deste nosso trabalho é descrever as Unidades Unitárias de uma certa Álgebra de Grupo Modular com um dado grupo de ordem 16. Tem-se como referências principais os artigos “Unitary Units in Modular Group Álgebras of Groups of order 16” e “Unitary Units in Modular Group Álgebras of 2-groups” ambos de A. Bovdi e L. Erdei. Para um um corpo K, definimos seu Subgrupo das Unidades Normalizadas V(KG), onde KG é o anel de grupo obtido do corpo K e o grupo G. Considerando o seguinte problema: É o subgrupo unitário V*(KG) um produto semi-direto de G e um subgrupo normal? Neste nosso trabalho, estaremos interessados em estudar este problema especificamente sobre uma álgebra de grupo em que a característica do corpo K seja 2 e o grupo G um 2-grupo não abeliano de ordem 16. Mostraremos que neste caso, a resposta ao problema será positiva, isto é, G possui um complemento normal em V*(KG). Por fim, trabalhamos um caso particular para um certo 2-grupo obtendo assim a descrição das Unidades Unitárias, mostrando a resposta positiva ao problema considerado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
francismara_fernandes_guerra_silva.pdf11.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.