EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Altinezio Ribeiro Gonçalves de-
dc.creatorMARTINS JUNIOR, Joaquim-
dc.date.accessioned2021-01-29T13:59:42Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-01-29T13:59:42Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6956-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestos biomecânicospt_BR
dc.subjectMusculaçãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleOS GESTOS BIOMECÂNICOS UTILIZADOS NA MUSCULAÇÃO: ESTUDOS DOS PRINCIPAIS PLANOS E EIXOSpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa analisar os principais gestos biomecânicos utilizados na musculação, além dos eixos e planos básicos, com a finalidade de verificar a eficiência dos exercícios quanto ao grupo muscular trabalhado pelos profissionais de Educação Física. O trabalho consiste num projeto de pesquisa, a ser aplicado em alunos de diferentes academias de musculação, na cidade de Maringá, com a identificação dos erros ocorridos durante os exercícios. Esses alunos passarão por um teste, no qual será verificado a forma como normalmente executam os exercícios. Após um período de treinamento no qual serão orientados pelos seus professores acerca da maneira ideal de executar os exercícios, conforme o proposto pela literatura, passarão por um pós-teste para verificar se houve diferença na forma de execução dos exercícios. No tratamento experimental, será levado em conta a biomecânica da execução dos principais gestos utilizados nos exercícios de musculação, levando em consideração os planos, eixos e amplitude que cada articulação permite. A população será composta pelos alunos de academias de musculação de Maringá, sendo tomados dez sujeitos de cada gênero, com idades entre vinte e trinta e cinco anos, em nível iniciante e intermediário de treinamento na academia. A amostra será escolhida aleatoriamente, sendo os dados coletados através de vídeo, fichas de anotações e pesquisas em livros, periódicos e internet. O instrumento para a coleta dos dados constará de um questionário destinado a conhecer os dados pessoais dos sujeitos, além de um equipamento de filmagem. O dados serão analisados através da análise quadro a quadro dos gestos estudados sendo os mesmos comparados com os gestos considerados ideais para cada segmento estudado e sendo os resultados demonstrados visualmente sob a forma de gráficos e tabelas. Espera-se, no final desta pesquisa, contribuir com o estudo da biomecânica e da musculação e fornecer aos profissionais de educação física que lecionam em academias e outros locais, novos subsídios sobre os erros que se cometem durante a execução dos exercícios de musculação e a melhor forma de corrigi-los e evitá-los.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
altinezio_ribeiro_goncalves_de_oliveira.pdf12.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.