EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6848
Tipo: Artigo de Evento
Título: CLARICE LISPECTOR: O SIMULACRO DE PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO DO/NO COTIDIANO FEMININO
Autor(es): COITO, Roselene de Fátima
Resumo: Esta pesquisa tem como intuito partir da leitura do livro Perto do coração selvagem, primeiro livro de Clarice Lispector, para discutir o discurso artístico de Clarice Lispector, a literatura e a pintura, como simulacro, conceito advindo de Michel Foucault, neste trabalho. Tendo em vista que o simulacro é produzido pelos jogos de interpretação, em que há só um sujeito que fala, o livro, o qual, para o filósofo francês é um feixe de relações, buscaremos a partir da interpretação de Perto do coração selvagem, e alguns contos, e de algumas telas de Clarice Lispector estratégias de construção das práticas de subjetivação do/no cotidiano feminino. Para tanto, utilizar-nos-emos como metodologia de pesquisa a bibliográfica – livros, teses, trabalhos acadêmicos em geral e sites, os quais poderão contribuir para uma reflexão mais densa do trabalho clariciano com as artes. Por isso, temos como objetivo principal iniciar um estudo mais voltado para a história da leitura como um gesto do ler leituras de leitores-autores quando se posicionam, mesmo na arte e pela arte, como sujeitos-sociais que podem estar e entrar na ordem do discurso para dela se desfazerem e promoverem uma outra ordem.
Palavras-chave: Simulacro
Práticas do cotidiano
Práticas de subjetivação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6848
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roselene_de_fatima_coito.pdf224.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.