EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Mário Carneiro de-
dc.creatorPERES, André Thomazelli-
dc.creatorBIANCHESSI, Andressa Carolina-
dc.creatorMARTINS JUNIOR, Joaquim-
dc.date.accessioned2021-01-26T16:47:22Z-
dc.date.available2007-10-23-
dc.date.available2021-01-26T16:47:22Z-
dc.date.issued2007-10-23-
dc.identifier.issn9788561091002pt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6774-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADEpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO idoso é um elemento da nossa população que, ultimamente, tem sido alvo de muitos estudos por ser a população que mais cresce no Brasil e no mundo. Esses e outros motivos têm levado a que pesquisadores no mundo inteiro venham demonstrando a importância da atividade física como recurso de grande importância para minimizar a degradação do seu corpo e diminuir as anomalias e doenças decorrentes do processo de envelhecimento. Nesta perspectiva, este estudo tem o objetivo de abordar alguns aspectos do processo de envelhecimento, os benefícios e a importância da atividade física para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos na terceira idade. Salientando-se a necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações, analisar a integração do idoso na sociedade e a contribuição da prática de exercícios no seu aspecto orgânico, funcional e físico. Para tanto, partiu-se de procedimentos bibliográficos, tendo sido abordados os estudos recentes de pesquisadores em publicações de livros e artigos referentes ao assunto. O estudo demonstrou que, além dos aspectos ligados à saúde, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças desta fase da vida. Um importante meio de prevenção e promoção da saúde dos idosos através de seus inúmeros benefícios. Pode-se, ao final, concluir que existe uma necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas pela população idosa, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mario_carneiro_de_oliveira.pdf30.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.