EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6720
Tipo: Artigo
Título: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA CICATRIZ HIPERTRÓFICA: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): KOSEKI, Luciana Cláudia da Costa
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
COLOSIO, Renata Cappelazzo
Resumo: A cicatriz hipertrófica é a manifestação exagerada de um reparo tecidual após uma lesão intencional ou acidental. Surge precocemente e limita-se as áreas do trauma cutâneo sem ultrapassar as bordas da lesão inicial. O objetivo desse trabalho foi relatar o caso de uma paciente vítima de acidente motociclístico com cicatrizes hipertróficas no ombro direito, face anterior de antebraço, região lombar (antímero esquerdo) e face medial do membro inferior direito, encaminhada para fisioterapia dermato-funcional com intuito de acelerar a regressão do quadro cicatricial visando uma melhora na estética corporal. O exame físico da paciente revelou a presença de cicatrizes hipertrófica e avermelhadas. Após a avaliação iniciou-se o tratamento fisioterapêutico por um período de dois meses e meio, com freqüência de três vezes por semana e duração de cinqüenta minutos cada sessão. Durante o atendimento foram utilizadas técnicas de movimentos em oito, fricção e Cyriax, associadas à pressão e uma loção com Beta Glucan da linha ADCOS. Já na terceira sessão observou-se melhora no quadro cicatricial. Os resultados mostraram uma melhora satisfatória com diminuição de tamanho das cicatrizes (extensão e volume) e melhora no aspecto morfológico das mesmas, que se apresentaram mais claras, mais delgadas e mais estreitas. Sugere-se após a realização deste estudo de caso, que sejam realizadas novas pesquisas com amostras significativas para que os resultados possam ser extrapolados para uma população que apresente cicatrizes hipertróficas e que necessite de intervenções fisioterapêuticas no intuito de melhorar sua imagem corporal.
Palavras-chave: Cicatriz
Fisioterapia dermato-funcional
Reparo tecidual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6720
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciana_claudia_da_costa_koseki.pdf242.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.