EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKOSEKI, Luciana Cláudia da Costa-
dc.creatorBERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes-
dc.creatorCOLOSIO, Renata Cappelazzo-
dc.date.accessioned2021-01-25T17:00:16Z-
dc.date.available2007-10-23-
dc.date.available2021-01-25T17:00:16Z-
dc.date.issued2007-10-23-
dc.identifier.issn9788561091002pt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6720-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCicatrizpt_BR
dc.subjectFisioterapia dermato-funcionalpt_BR
dc.subjectReparo tecidualpt_BR
dc.titleINTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA CICATRIZ HIPERTRÓFICA: UM ESTUDO DE CASOpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA cicatriz hipertrófica é a manifestação exagerada de um reparo tecidual após uma lesão intencional ou acidental. Surge precocemente e limita-se as áreas do trauma cutâneo sem ultrapassar as bordas da lesão inicial. O objetivo desse trabalho foi relatar o caso de uma paciente vítima de acidente motociclístico com cicatrizes hipertróficas no ombro direito, face anterior de antebraço, região lombar (antímero esquerdo) e face medial do membro inferior direito, encaminhada para fisioterapia dermato-funcional com intuito de acelerar a regressão do quadro cicatricial visando uma melhora na estética corporal. O exame físico da paciente revelou a presença de cicatrizes hipertrófica e avermelhadas. Após a avaliação iniciou-se o tratamento fisioterapêutico por um período de dois meses e meio, com freqüência de três vezes por semana e duração de cinqüenta minutos cada sessão. Durante o atendimento foram utilizadas técnicas de movimentos em oito, fricção e Cyriax, associadas à pressão e uma loção com Beta Glucan da linha ADCOS. Já na terceira sessão observou-se melhora no quadro cicatricial. Os resultados mostraram uma melhora satisfatória com diminuição de tamanho das cicatrizes (extensão e volume) e melhora no aspecto morfológico das mesmas, que se apresentaram mais claras, mais delgadas e mais estreitas. Sugere-se após a realização deste estudo de caso, que sejam realizadas novas pesquisas com amostras significativas para que os resultados possam ser extrapolados para uma população que apresente cicatrizes hipertróficas e que necessite de intervenções fisioterapêuticas no intuito de melhorar sua imagem corporal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciana_claudia_da_costa_koseki.pdf242.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.