EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6590
Tipo: Artigo de Evento
Título: SENTIMENTO DOS FAMILIARES FRENTE AO PROCESSO SAÚDEDOENÇA DE UM FAMILIAR COM CÂNCER DE MAMA
Autor(es): MOSSO, Fabrícia Tissei
VOLPI, Francielli Cangussu de Lima
AGUIAR, Joana Ercilia
Resumo: Estudo qualitativo, realizado com sete familiares de pacientes com diagnóstico de câncer de mama que realizaram tratamento em uma Clínica Oncológica da cidade de Maringá, com o objetivo de identificar as percepções da família que tem em seu contexto uma portadora do câncer de mama, visando o bem estar familiar. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas. O presente estudo mostra que a maioria dos entrevistados teve mudanças no cotidiano após o diagnóstico de câncer de mama, na figura do pai, pois teve que se adequar em trocas de papéis e que a maioria dos entrevistados tem medo da incerteza do futuro, mas com o tempo surgiu a esperança, solidariedade e a fé para enfrentar a doença. Quanto à imagem da esposa ou mãe esta é sempre relacionada aos efeitos adversos da quimioterapia e radioterapia e como estas mudanças são vistas pelos familiares. A experiência familiar frente ao câncer de mama foi considerada como uma “mudança de vida”, nos indivíduos tanto m ordem emocional, como biológica e religiosa. Essas mudanças mostraram a necessidade dos profissionais de saúde principalmente enfermeiros para que haja atenção integral da à família, promovendo, educando, orientando e assim ter qualidade de vida.
Palavras-chave: Câncer de mama
Família
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6590
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabricia_tissei_mosso2.pdf238.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.