EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6543
Tipo: Artigo de Evento
Título: ELETROTERAPIA NÃO-INVASIVA NO PROCESSO DE REPARAÇÃO ÓSSEA EM DIFERENTES PERÍODOS PÓS-FRATURA: ESTUDO EXPERIMENTAL EM RATOS DA LINHAGEM WISTAR
Autor(es): CARARO, Deisy Carla
OLIVEIRA, Priscila Daniele de
MARTINS, Priscilla da Costa
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia da aplicação da corrente elétrica não-invasiva na osteogênese da tíbia de ratos em diferentes períodos pós-fratura. Foram utilizados 30 Rattus navergicus albinus, variedade Wistar, machos, inicialmente distribuídos em 2 grupos de 15 animais e cada grupo foi ainda subdividido em 3 subgrupos contendo 5 animais. Foi induzida uma fratura ao nível da diáfise da tíbia esquerda de todos os animais. Os animais do grupo experimental, após três dias, foram submetidos à eletroestimulação (corrente galvânica). A aplicação da corrente elétrica teve a duração de 20 minutos, se estendendo por 2, 4 e 6 semanas. Os animais foram radiografados após a lesão óssea e no final do experimento. Ao término do experimento, os animais foram sacrificados e procedeu-se ao tratamento histológico. Os resultados, tanto da análise histológica como radiológica, mostraram que todos os animais do grupo experimental, independente do período pós-fratura, apresentaram aceleração no processo de consolidação óssea. Com 4 semanas pós-fratura, os animais submetidos à eletroestimulação não apresentavam mais sinal de fratura. Através da análise histológica, já na segunda semana pós-fratura, nos animais tratados com a eletroestimulação, foi possível notar a presença de osso esponjoso com trabéculas ósseas bem desenvolvidas. No grupo não tratado, essas trabéculas, apesar de serem encontradas ocupando parcialmente a fenda óssea, mostravam um amplo espaço intertrabecular preenchido por tecido fibrocartilaginoso. Os resultados obtidos no presente estudo reforçam os encontrados na literatura, indicando que o uso da corrente elétrica não-invasiva é eficaz no aumento da velocidade da reconstituição óssea.
Palavras-chave: Eletroestimulação
Fratura
Osteogênese
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6543
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deisy_carla_cararo.pdf244.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.