EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6287
Tipo: Artigo
Título: ORIENTAÇÃO QUANTO À PREVENÇÃO DO AVC: UMA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA
Autor(es): SILVA, Érika Souza Nalim da
PINHEIRO, Juliana dos Santos
MERLOS, Rute Manoel
LABIGALINI, Ana Paula Vila
Resumo: Acidente Vascular Cerebral (AVC) refere-se a sinais e sintomas neurológicos que resultam de doença envolvendo vasos sanguíneos. Existem dois tipos de AVC. O primeiro chamado de isquêmico (AVCI) acontece pela obstrução de uma artéria por um coágulo de sangue ou pelo acúmulo de placas de gordura. O segundo tipo de AVC é o hemorrágico (AVCH). É mais raro e geralmente ocorre devido à dilaceração de uma artéria. Ambos os tipos de AVC podem ocorrer em qualquer idade, por muitas etiologias, incluindo doenças cardíacas, infecções, trauma, neoplasia, má-formação vascular, desordens imunológicas, sedentarismo, obesidade, ingestão abusiva de álcool e predisposição genética. Os AVCs são uma das mais frequentes causas de distúrbios de linguagem e fala adquiridos na fase adulta, sendo um problema de saúde pública. A afasia é um sintoma consequente de uma lesão encefálica focal, que leva a déficits em diferentes aspectos da linguagem. A linguagem do sujeito é constituída na interação com o outro, e para se observar este fenômeno é preciso situar ambos os sujeitos enquanto co-autores de um único discurso. Sendo assim, o papel do fonoaudiólogo será de interlocutor privilegiado, mediando e reestruturando a linguagem do sujeito afásico. O fundamental é iniciar o mais precocemente possível as terapias reabilitadoras com Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com finalidade de recuperação e não instalação de sequelas neurológicas permanentes. Este trabalho deve ser iniciado dentro do hospital, inclusive na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O objetivo do projeto está em conscientizar a população que procurarem a Unidade Básica de Saúde do Jardim Aclimação, da Cidade de Maringá – PR, quanto ás prevenções do AVC, bem com as possíveis consequências deste sobre a linguagem. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa serão indivíduos que buscam atendimentos em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). O material utilizado na pesquisa será um questionário referente a hábitos de vida anterior ao AVC e procedimentos realizados após o mesmo. Também serão utilizados folders informativos contendo explicações sobre o AVC de forma clara, para serem entregues a população que procuram a UBS. Espera-se que com esta pesquisa seja comprovado que os sujeitos que procuram a Unidade Básica de Saúde (UBS) não tenham conhecimentos dos fatores de riscos que provocam o Acidente Vascular Cerebral (AVC), sendo assim, não buscam orientações que possam prevenir o mesmo.
Palavras-chave: AVC
Fonoaudiologia
Unidade Básica de Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6287
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erika_Souza_Nalim_Silva.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)55.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.