EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6272
Tipo: Artigo
Título: BIOATIVIDADE DE INSETICIDAS BOTÂNICOS SOBRE LAGARTAS DE Ascia monuste orseis (LEPIDOPTERA: PIERIDAE), SOB AÇÃO DE CONTATO
Autor(es): BIERMANN, Ana Cristina Sapper
STURZA, Vinicius Soares
ROSALINO, Pedro Krauspenhar
PONCIO, Sônia
DEQUECH, Sônia Thereza Bastos
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar, em condições de laboratório, o efeito de inseticidas botânicos sobre lagartas de Ascia monuste orseis (Lepidoptera: Pieridae), através de ação de contato. Para tanto, foram testados extratos aquosos 10% p/v de Nicotiana tabacum L. (pó-de-fumo), de folhas de Melia azedarach L., Eucalyptus tereticornis Sm., Cedrella fissilis Vell. e Trichilia claussenii C. DC., de folhas e ramos de Ateleia glazioveana Baill e Ruta graveolens L., além de DalNeem®, produto comercial à base de frutos maduros de nim (Azadirachta indica A. Juss) a 1, 5 e 10% v/v. Foram feitas aplicações tópicas dos extratos sobre lagartas de três dias, com novas aplicações a cada seis dias até a fase de pupa, e avaliada a viabilidade e duração da fase larval. Diariamente, foi observado se ocorreu emergência dos adultos e o percentual de adultos defeituosos. Quanto a viabilidade da fase larval, a redução observada nos extratos aquosos de DalNeem e de pó-de-fumo foi de 100%. O peso de pupas não foi afetado pelos extratos utilizados. Os percentuais de redução da viabilidade pupal e de adultos defeituosos, devido à ação do cinamomo, foram de 45,46 e 100%, respectivamente. Este extrato também resultou na menor duração da fase larval, com 18,7 dias. Os resultados demonstraram que os extratos de pó-de-fumo e DalNeem (1, 5 e 10% v/v) resultaram em alta mortalidade de lagartas pela ação de contato. Nos demais parâmetros avaliados, o cinamomo apresentou maior eficiência.
Palavras-chave: Azadirachta indica
Brassicaceae
Extratos vegetais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6272
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinicius_Soares_Sturza.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)92.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.