EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6253
Tipo: Artigo
Título: REGISTRO FOTOGRÁFICO DE ALIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE CONSUMO ALIMENTAR E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Autor(es): REGINA, Valéria Brumato
CERANTO, Felipe Agnello Vilaça Ferreira
SALADO, Gersislei Antônia
Resumo: O registro fotográfico de alimentos é uma ferramenta que vem sendo muito usada pelos nutricionistas para obter o tamanho das porções consumidas pelos indivíduos, em inquéritos dietéticos. Caracteriza-se como registro fotográfico todas as fotografias que, com o auxílio de câmera, (seja qual for o seu modelo e forma de processamento da imagem) possam ser armazenadas tanto em superfície lisa (filme digital) quanto virtualmente (arquivos). Devido à necessidade de desenvolvimento de ferramentas que auxiliem na investigação e educação nutricional, o presente estudo propõe a criação de um Registro fotográfico alimentar contendo alimentos costumeiramente consumidos na região, embasado em uma metodologia que vise tanto o cálculo das porções alimentares quanto determinação de variáveis fotográficas, de forma a garantir um registro que apresente elevado grau de qualidade e confiabilidade. A criação será feita a partir de testes fotográficos para determinação dos padrões de qualidade fotográfica para cada grupo alimentar. Os cálculos das porções serão feitos a partir do percentil 50, representando a porção média, percentil 25 representando a porção pequena e percentil 75 representando a porção grande, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira e Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos. A partir disso os alimentos são adquiridos, pré-preparados, preparados e pesados, em balança digital com precisão de 1 grama, no laboratório de técnica dietética e posteriormente fotografados em laboratório de fotografia. O laboratório de fotografia é previamente organizado com os materiais fotográfico necessários criando um estúdio disposto da seguinte forma: display de fundo infinito iluminado com o uso de 2 tochas aportados por sombrinhas que suavizam e refletem a luz sobre o display, criando a iluminação adequada para este fim. A câmera é posicionada frontalmente ao display, com o uso de um tripé disposto de forma que a angulação da câmera seja controlada estabelecendo a distancia de um braço entre o objeto – alimento - e o fotógrafo, o que caracteriza o mesmo ângulo de visão e distancia de um individuo a frente de um prato de comida possibilitando um maior grau de proporcionalidade. Espera-se com este trabalho contribuir tanto na investigação quanto na educação nutricional, além de criar padrões e técnicas para a fotografia alimentar publicitária.
Palavras-chave: Educação nutricional
Inquéritos dietéticos
Registro fotográfico
Padrões fotográficos para alimentos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6253
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valeria_Brumato_Regina.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)52.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.