EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Ruy Gustavo da-
dc.creatorBORDIN, Reginaldo Aliçandro-
dc.date.accessioned2020-10-05T20:08:21Z-
dc.date.available2020-10-05T20:08:21Z-
dc.date.issued2009-10-27-
dc.identifier.issn9788561091057pt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6202-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntiguidadept_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO DO HOMEM NO CRISTIANISMO PRIMITIVOpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO projeto tem por objetivo pesquisar a proposta de formação do homem no cristianismo primitivo, na perspectiva de Santo Atanásio (295-373 d.C.). Nele, a educação assumiu características morais e religiosas, porque representava respostas às necessidades de sua época vivenciada por crises que levaram a decadência do Império Romano. As transformações que ocorreram no mundo romano, entre os séculos III e IV, deram possibilidades para o cristianismo pensar na educação do homem segundo dois critérios: o primeiro, a formação do homem tinha por fundamento a imitação de Cristo; o segundo, os conteúdos da educação, além do religioso, eram de natureza moral. Os cristãos ensinavam à humildade, a obediência das regras comunitárias, a caridade e as constantes orações. Também propuseram o desapego aos bens materiais por acreditar que a salvação dependia da incorporação de valores religiosos. O método para o entendimento das fontes, no caso Santo Atanásio, implica no cotejamento do texto, segundo a perspectiva histórica, para identificar as lutas e oposições que levaram o cristianismo e seus representantes a formar um perfil de homem que correspondesse em suas necessidades materiais e espirituais. Além de resgatar elementos importantes da historiografia e do passado da antiguidade cristã, o resultado desejado é o entendimento da importância da educação no cumprimento de suas finalidades: atender as exigências materiais e espirituais do homem no cristianismo antigo. Também, espera-se que o acadêmico domine os instrumentos de pesquisa, leitura e escrita de textos científicos. Em primeiro lugar deverá ser elaborada uma pesquisa bibliográfica, tendo contato com o autor, o tema selecionado e o contexto de que faz parte. Em seguida, as leituras com fichamento das obras selecionadas, segundo a proposta temática. Por fim, a redação do texto, com as devidas correções do orientador, para ser apresentado no final da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
dc.subject.cnpq.pt_BR
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ruy_Gustavo_Silva.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)54.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.