EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6126
Tipo: Artigo de Evento
Título: ATIVIDADE FÍSICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA E IMAGEM CORPORAL EM SUJEITOS PÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)
Autor(es): FERRANTE, Patrícia Fabiana
SOUZA, Vânia de Fátima Matias de
Resumo: O acidente vascular cerebral (AVC),caracteriza-se pela lesão no cérebro causada por um "acidente" em um dos vasos sanguíneo que irrigam a região cerebral, os mais comuns para os tipos isquêmicos são pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, taxas de colesterol e triglicérides altas. O AVC atinge todas as faixas etárias, sendo raro na infância, e mais frequente em pessoas acima de 45 anos. Tendo então esse entendimento e observando que a atividade física é uma possibilidade de atuação na prevenção dos fatores de riscos quanto no tratamento o objetivo da presente pesquisa, é organizar e sistematizar um programa de atividade física regular por meio da ludicidade e do lazer auxiliar no processo de recuperação de sujeitos com AVC, especialmente nos fatores relacionados à sua imagem corporal e percepção de competência. Para tanto, a pesquisa caracterizar-se-á do tipo experimental, com uma amostra composta por 6 sujeitos com sequelas de acidente vascular cerebral (AVC) e acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), que participam do projeto GOIA – Grupo de integração e orientação dos afásicos, do município de Maringá Pr. Os instrumentos utilizados para o presente estudo, será o teste de percepção de competência sugerido por Harter (1987) adaptado por Fiorese et al (1992) para a percepção de competência, e o teste de silhuetas para a imagem corporal. Nesse sentido os sujeitos serão submetidos a 8 semanas de intervenção, com encontros quinzenais. Espera-se ao final desse trabalho que possamos demonstrar a importância da atividade física estruturada e sistematizada para esse grupo populacional, bem como possibilitar uma relação interdisciplinar com os profissionais da educação física e demais setores da saúde pública.
Palavras-chave: Competência percebida
Atividade física
Acidente vascular cerebral
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6126
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia_Fabiana_Ferrante.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)50.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.