EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5857
Tipo: Artigo
Título: PRIMEIRA OCORRÊNCIA DE LEPTODACTYLUS MYSTACEUS (ANURA – LEPTODACTYLIDAE) NO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): AFFONSO, Igor de Paiva
NAVARRO, Milena Prendin
SILVA, Emanuel G. C.
DELARIVA, Rosilene Luciana
Abstract: Considerando o Município de Sorocaba, Estado de São Paulo, Médio Tietê o limite meridional de distribuição de Leptodactylus mystaceus até então registrada na literatura, este trabalho tem por objetivo apresentar a ocorrência dessa espécie no noroeste do Estado do Paraná, Sul do Brasil, sugerindo a ampliação do padrão de sua distribuição geográfica em aproximadamente 550Km a oeste. As coletas foram realizadas no período de agosto de 2006 a julho de 2007, em diferentes habitats, na fazenda Cesumar, Maringá, PR, utilizando-se do método de amostragem por perseguição das vocalizações emitidas por machos e captura manual ativa. Dois exemplares foram capturados em um pequeno trecho de borda de floresta consideravelmente antropizada, com solo lamacento e vegetação arbustiva e arbórea, localizado na Fazenda Cesumar. O canto de anunciação dos machos foi observado entre os meses de outubro e dezembro e iniciava ao por do sol, estendendo-se até o meio da noite. Os machos ficavam sob serrapilheira ou sob amontoados de galhos secos, e não foram observadas tocas, o que significa uma divergência com relação a estudos anteriores da espécie.
Palavras-chave: Leptodactylus mystaceus
Distribuição geográfica, Paraná
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5857
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
igor_paiva_affonso2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)137.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.