01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/579
Tipo: Dissertação
Título: A percepção dos proprietários de lojas de produtos naturais sobre estes alimentos e a capacidade antioxidante do óleo essencial de Açafrão-da-terra
Autor(es): COSTA, Raíssa Biff
Primeiro Orientador: CORTEZ, Diógenes Aparício Garcia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MACUCH, Regiane da Silva
Resumo: O cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares conquistou novas áreas de cultivo no estado do Paraná, sendo que a agricultura familiar tem demostrado extrema importância para o desenvolvimento econômico do Brasil. Tem-se evidenciado o aumento de pesquisas de plantas medicinais para o desenvolvimento de novos medicamentos em substituição aos sintéticos como, por exemplo, a planta Curcuma zedoaria, conhecida popularmente como açafrão-da-terra. Neste sentido, encontram-se também as lojas de produtos naturais que são responsáveis por comercializar estes produtos nas formas in natura, farelos, chás entre outros para consumidores que buscam melhor qualidade de vida por meio dos alimentos. Objetivo: Avaliar a atividade antioxidante do óleo essencial de Curcuma zedoaria e analisar a percepção e conhecimento dos proprietários de lojas de produtos naturais na cidade de Maringá sobre estes alimentos. Materiais e métodos: O óleo essencial extraído do rizoma da planta Curcuma zedoaria cultivado nos sul do Brasil (Umuarama, estado do Paraná, Brasil) foi obtido por hidrodestilação e analisado através do método de cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas (CG-EM) e a determinação da atividade antioxidante através do método de sequestro de radicais livres DPPH. Já a identificação da percepção e análise do conhecimento de comerciantes sobre alimentos naturais foi realizado por meio de entrevistas abertas com proprietários de 30 lojas de produtos naturais da cidade de Maringá-Pr. As análises dos dados foram feitas através do software ATLAS.ti, que possibilita uma melhor compreensão contextual e de conteúdo dos dados. Resultados: Através dos testes químicos do óleo essencial de Curcuma zedoria foram identificados 22 compostos sendo as substâncias majoritárias o epicurzerenone (37,43%), 1,8 cineol (21,00%) e a cânfora (15,03%). Observou-se ainda alta eficiência do antioxidante em reduzir a concentração do radical livre DPPH. Já na análise qualitativa o principal motivo da utilização de produtos naturais relaciona-se a busca por qualidade devida e saúde. No entanto, apresentou-se carência de cuidados relacionados à cuidados de contra indicações, higiene e qualidade dos produtos. Conclusão: O óleo essencial de Curcuma zedoaria apresentou-se com alta eficiência do antioxidante em reduzir a concentração do radical livre DPPH, sugerindo-se que esta planta cultivado na região sul do Brasil possa ser utilizada ainda como matéria prima de importância para indústrias alimentícias, de cosméticos e farmacêuticas. Porém em relação a percepção e conhecimento de proprietários de lojas de produtos naturais sobre estes alimentos observou-se a necessidade de uma maior fiscalização de órgãos responsáveis por estes produtos, em suas formas de armazenamento e higienização, uma vez que, em condições inadequadas os mesmos podem trazer riscos à saúde dos usuários.
Palavras-chave: Promoção da saúde
Saúde pública
Alimento funcional
Antioxidantes
Análise qualitativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/579
Data do documento: 15-Fev-2016
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAISSA BIFF COSTA.pdfDissertação917.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.