EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5554
Tipo: Artigo de Evento
Título: O ENVELHECER DOS INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN
Autor(es): VALENZA, Angélica Aparecida
PIRES JUNIOR, Hugo
Abstract: Nem todas as pessoas com síndrome de Down têm todas as características ou o mesmo grau de uma determinada característica. Este fato resulta no envelhecimento cada vez maior de pessoas com a síndrome. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores influentes no processo de envelhecimento dos indivíduos com síndrome de Down, visando destacar a sua chegada a terceira idade. Trata-se de uma pesquisa documental, onde foram utilizados livros como fonte primária de dados. Através de fichamentos e compilações de trechos desses livros, foram identificados e transcritos os fatores em ordem de acontecimento na vida deste indivíduo. Face aos dados levantados concluí-se que de todos os fatores, o de maior relevância é a relação mãe e filho. A presença física e afetiva da mãe, em todos os momentos do desenvolvimento da criança, é o fator de maior peso na conquista do bem-estar, como da boa evolução e resposta terapêutica.
Palavras-chave: Processo de envelhecimento
Síndrome de Down
Terceira idade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5554
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angelica_aparecida_valenza.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)82.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.