EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5513
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS CIRURGIAS DE HÉRNIA REALIZADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autor(es): MONTALVÃO, Patricia Pinheiro
PAGANELLI, Catarina Silveira
MURAD, Ivan
Abstract: Hérnias são extravasamentos anormais de órgãos ou tecidos. Possuem causas como obesidade, sedentarismo além do aumento da pressão intra-abdominal. Sua correção é por meio das herniorrafias. As hérnias além de causar dor, podem interferir na execução de atividades, incapacitando para o trabalho. Com isso, interferências econômicas poderão ocorrer, devido a maior prevalência dessas patologias na população economicamente ativa. Por meio de prontuários, as herniorrafias realizadas de 2001 a 2009 em um Hospital Universitário foram avaliadas quanto ao sexo e faixa etária. O estudo buscou identificar os grupos de risco para esta patologia a fim de reduzir os efeitos econômicos. Os dados encontrados foram analisados numericamente em números absolutos e corroboraram com a literatura adotada em quesitos como: a maior prevalência em homens e nas idades mais avançadas enquadradas na população economicamente ativa, tendo uma influência importante na economia do país.
Palavras-chave: Abdominal
Hérnia
Herniorrafia
Hospital universitário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5513
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_pinheiro_montalvao.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)103.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.