01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5453
Tipo: Artigo
Título: Revitalização do calçadão na Cidade de Rondon - PR
Autor(es): SILVA, Josimara Gonçalves da
Primeiro Orientador: GRANZOTTO, Laura
Abstract: Em inúmeras cidades brasileiras, as áreas destacadas como “calçadão” são afetadas por diversos problemas como trânsito sem sinalização, ocasionando congestionamento e até mesmo acidentes, áreas abandonadas e/ou subutilizadas, deterioração das áreas urbanas, problemas urbanísticos, gerados pela urbanização acelerada sem planejamento urbano, além da falta de interação com o entorno.Um dos processos que podem ser utilizados é o de revitalização, o que seria uma melhoria do espaço urbano, possibilitando novos usos, novas edificações e novas configurações. Na cidade, um espaço onde é possível identificar uma situação de degradação é o calçadão implantado na cidade de Rondon –PR, nomeado como Rua Grécia, cuja área de atuação se concentra entre Av. Brasil e a Rua Paris, para tal área, é necessária a aplicação de processos de revitalização visando à aplicação de sinalização viária que proporcione mais segurança, mudança de mobiliário urbano, desenvolvimento de espaço para atividades comerciais e atividades de convivência, aplicação de zoneamento, proporcionando espaços de permanência e lazer e promover novamente a integração do calçadão com a cidade e os moradores, revivendo a identidade do local.
Palavras-chave: Áreas Subutilizadas
Áreas Urbanas
Mobiliário Urbano
Espaços de Permanência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Silva, Josimara Gonçalves da. Revitalização do calçadão na Cidade de Rondon - PR. 29f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5453
Data do documento: 10-Nov-2018
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSilva, Josimara Gonçalves da.2.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.