EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5437
Tipo: Artigo
Título: A RELEVÂNCIA DO IPTU NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DE PONTA PORÃ - MS
Autor(es): AJALA, Marcelo Dionísio Lovera
CHAVES, Carlos Jaelso Albanese
COSTA, Fábio Miguel Gonçalves da
CHAVES, Adrielle Cescon Albanese
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo apresentar a importância do IPTU para a administração pública da cidade de Ponta Porã-MS. Para tanto, no percurso teórico se entremeiam as discussões sobre orçamento público, princípios orçamentários, receita pública, tributo e Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana. A abordagem da pesquisa, adotada para se atingir o objetivo proposto, se caracteriza como qualitativa, considerando que esse tipo de pesquisa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Para esse estudo, a entrevista foi utilizada como o instrumento de coleta de dados e se relaciona com a pesquisa qualitativa pela sua subjetividade. Os resultados evidenciam que o IPTU é uma das maiores fontes de renda do município, e que existe a necessidade de financiamentos e de recursos humanos capacitados para efetuar o lançamento e a cobrança do referido imposto. Esta pesquisa confirmou também que, as legislações buscam constantemente uma forma de solucionar conflitos referentes à instituição e cobrança do IPTU.
Palavras-chave: Administração pública
Orçamento
Receita pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5437
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcelo_dionisio_lovera_ajala.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)138.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.