EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5422
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÃO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS TROCADORAS DE PRÓTONS PARA CÉLULA A COMBUSTÍVEL À BASE DE POLIBUTADIENO LÍQUIDO HIDROXILADO
Autor(es): CARVALHO, Agne Roani de
FERRAZ, Fernando Augusto
OLIVEIRA, Angelo Roberto dos Santos
CANTÃO, Mauricio Pereira
CÉSAR-OLIVEIRA, Maria Aparecida Ferreira
Abstract: As células a combustível são um diferente e recente método de geração de energia sem a necessidade de combustão. Materiais poliméricos são amplamente empregados como eletrólitos em membranas trocadoras de prótons de células a combustível (PEMFC). Para que um polímero funcionalizado possa ser utilizado como tal, é importante que este seja resistente à degradação térmica e oxidativa. Neste trabalho, a estrutura do PBLH foi modificada através da reação de hidrogenação, sendo obtidos posteriormente ésteres poliméricos hidrogenados do tipo metacrilato de HPBLH, os quais foram utilizados na reação de copolimerização com estireno. Este último foi submetido a diferentes métodos de sulfonação. Com isso foram obtidas membranas com propriedades elastoméricas e de boa condutividade iônica, demonstrando a viabilidade da metodologia estudada para a produção de membranas poliméricas sulfonadas para aplicação em células a combustível.
Palavras-chave: Célula a combustível
Membrana polimérica
PEMFC
PBLH
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5422
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agne Roani de Carvalho.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)73.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.