01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FISIOTERAPIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5293
Tipo: Artigo
Título: Efeitos de um programa de treinamento físico e fisioterápico na composição corporal e capacidade funcional de idosos com excesso de peso
Autor(es): CAMILO, Maria Luiza Amaro
GARCIA, Raiane Caroline
Primeiro Orientador: BRANCO,Braulio Henrique Magnani
Abstract: Devido a crescente prevalência de excesso de peso, obesidade, hipertensão arterial sistêmica, risco de quedas e sedentarismo na terceira idade, intervenções físicas e fisioterapêuticas, são essencialmente relevantes nessa parcela da população. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um programa de treinamento físico e fisioterápico na composição corporal e capacidade funcional de idosos com excesso de peso. Trata-se de um estudo quase-experimental, longitudinal de medidas repetidas realizado durante 16 semanas de intervenção. Os participantes foram avaliados nos momentos: 1ª, 8ª e 16ª semana de intervenções. Para tanto, 11 idosos, de ambos os sexos, com idade ≥ 60 anos, residentes da região metropolitana de Maringá/PR participaram do estudo. Realizou-se avaliação antropométrica, de composição corporal (bioimpedância elétrica InBody 570®), aptidão física e capacidade funcional, sendo que os participantes foram mensurados via dinamômetro de preensão manual, flexão de cotovelo do membro superior dominante por 30 segundos, teste de sentar e levantar por 30 segundos, teste time up and go (TUG), teste de caminhada de 6 minutos (TC6) e banco de wells. Como resultado, não foram identificadas mudanças nas variáveis antropométricas, de composição corporal e tampouco para a força isométrica máxima de preensão manual (FIMPM) na mão direita e esquerda e flexibilidade (p> 0,05). No entanto, foram encontradas diferenças significativas nos testes de flexão de cotovelo, levantar e sentar, TUG e TC6 ao longo das 16ª semanas de intervenção (p< 0,001). Em vista dos pontos elencados, conclui-se que as atividades utilizadas em 16 semanas foram insuficientes para apresentarem resultados significativos nas variáveis antropométricas, de composição corporal, FIMPM e flexibilidade. No entanto, suficientes para resultados significativos nas variáveis força de flexão de cotovelo, TC6, TUG e sentar e levantar.
Palavras-chave: Envelhecimento
Obesidade
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Camilo, Maria Luiza Amaro; Garcia, Raiane Caroline. Efeitos de um programa de treinamento físico e fisioterápico na composição corporal e capacidade funcional de idosos com excesso de peso. 54f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Fisioterapia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5293
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfCamilo, Maria Luiza Amaro; Garcia, Raiane Caroline776.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.