01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FISIOTERAPIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5289
Tipo: Artigo
Título: O impacto da intervenção fisioterapêutica sobre a força muscular respiratória e a função pulmonar de adolescentes obesos
Autor(es): MARQUINI, Ana Beatriz Souza
SIQUEIRA, Leoni Stevanato
Primeiro Orientador: CAPPELAZZO, Renata
Abstract: A obesidade é uma doença metabólica, caracterizada como uma condição em que há acúmulo de células adiposas no corpo, de causa multifatorial, e que traz inúmeras complicações à saúde do indivíduo. Sabe-se que o acúmulo de tecido adiposo interfere diretamente na mecânica respiratória, levando ao comprometimento da mobilidade diafragmática, resultando na redução dos volumes e fluxos pulmonares, alterações na mecânica respiratória, diminuição da força e resistência dos músculos respiratórios e hipoventilação. Objetivos: Avaliar a força e função respiratória de adolescentes obesos antes e após intervenção fisioterapêutica. Material e métodos: trata-se de um estudo transversal, em que, após o consentimento dos pais por meio do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) assinado, 32 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos foram submetidas à manovacuometria e espirometria para obtenção dos dados. Após, realizou-se um plano de tratamento por meio de exercícios respiratórios reexpansivos e fortalecimento muscular respiratório, e, ao final de 12 semanas, os jovens foram reavaliados. Os dados foram expressos pela média e desvio padrão. Foi utilizado o teste T para amostras pareadas, assumindo um nível de significância, quando p < 0,05. Resultados: Houve ligeiro aumento nas variáveis VEF1, CVF e PEF na espirometria e PImáx e PEmáx na manovacuometria, quando comparados aos dados da avaliação, porém isso não demonstrou significância estatística. Conclusão: conclui-se que não houve melhora significativa quanto à força e função pulmonar, em razão da ausência de distúrbio ventilatório pregresso e da não cronicidade da obesidade nos adolescentes.
Palavras-chave: Obesidade
Fisioterapia
Pneumologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Marquini, Ana Beatriz Souza; Siqueira, Leoni Stevanato. O impacto da intervenção fisioterapêutica sobre a força muscular respiratória e a função pulmonar de adolescentes obesos. 13f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Fisioterapia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5289
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMarquini, Ana Beatriz Souza; Siqueira, Leoni Stevanato151.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.