01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5277
Tipo: Artigo
Título: Estudo comparativo entre pavimento rígido e pavimento flexível
Autor(es): SILVA, Alanna Lopes da
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Claudio de Souza
Abstract: O presente estudo possui o objetivo de realizar comparações e análises técnicas da viabilidade entre os pavimentos rodoviários flexíveis, que são constituídos de revestimentos betuminosos e os pavimentos rodoviários rígidos, que são compostos de concreto de cimento Portland. Os levantamentos bibliográficos aborda conteúdos de métodos para escolha desses pavimentos, as funcionalidades de esforços exercidos nas suas estruturas, comparando os componentes das camadas, citando as condições de serviço, manutenções e tempo de vida útil dos asfaltos, métodos de dimensionamento, a análise de custos econômicos, visando a comparação das vantagens e desvantagens, com o propósito para a determinação da escolha do pavimento com mais benefícios em relação ao conforto dos usuários, em quesitos de segurança e competência para a ligação de territórios.
Palavras-chave: Pavimentação
Rodovias.
Viabilidade.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Silva, Alanna Lopes. Estudo comparativo entre pavimento rígido e pavimento flexível. 23f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5277
Data do documento: 5-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSilva, Alanna Lopes da577.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.