01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/519
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos epidemiológicos da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) em área endêmica de Maringá (bairro Borba Gato) - PR, Brasil: promoção da saúde em especial nos escolares
Autor(es): BORIN, Rosani
Primeiro Orientador: PAVANELLI, Gilberto Cezar
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi caracterizar a epidemiologia de LTA ocorrida em área endêmica da região do Borba Gato de Maringá, Paraná, propondo medidas profiláticas, em especial junto aos escolares com objetivo da erradicação dessa zoonose. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 110 alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental de escolas do bairro Borba Gato e próximos a ele. Na análise utilizou-se a estatística descritiva. Dos resultados, 98,19% dos entrevistados desconhecem o termo zoonoses e a totalidade não tem noção sobre a LTA. Nas escolas não se constatou orientações sobre LTA por parte dos órgãos responsáveis. Identificou-se junto à Secretária de Saúde e de Educação e Núcleo Regional do Município a inexistência de políticas públicas municipais objetivando a profilaxia da patologia na comunidade escolar. Há necessidade de políticas públicas municipais de educação em saúde para escolares sobre LTA, com definições de medidas profiláticas para combater e erradicar a doença, visando à promoção da saúde.
Palavras-chave: Leishmaniose
Estudantes
Políticas públicas
Bairro Borba Gato
Maringá
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/519
Data do documento: 28-Abr-2013
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANI BORIN.pdfDissertação2.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.