01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/507
Tipo: Dissertação
Título: Análise da ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior do Noroeste do Paraná
Autor(es): CARVALHO, Eliane Alicrim de
Primeiro Orientador: BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MILANI, Ruti Grossi
Resumo: Objetivos: diagnosticar os níveis de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. Métodos: trata-se de um estudo transversal com 1112 graduandos, com média de idade de 21,8±3,3 anos, de ambos os gêneros, dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Exatas, Agrárias e Tecnológicas. Foram utilizados os instrumentos padronizados: Inventário de Ansiedade (IDATE – Traço e Estado) e Inventario de ansiedade de BECK (BAI). Para análise estatística foram utilizados os testes t de Student, ANOVA e teste Z. O nível de significância estatística utilizado foi de 5%. Resultados: maiores escores de ansiedade foram encontrados nos alunos concluintes, do gênero feminino e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (p<0,05). Conclusão: os universitários concluintes apresentam maiores escores de ansiedade quando comparados aos ingressantes, apoiando a hipótese de que a vida acadêmica pode favorecer o desenvolvimento da ansiedade.
Palavras-chave: Ansiedade
Universitários
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/507
Data do documento: 30-Ago-2013
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANE ALICRIM DE CARVALHO.pdfDissertação503.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.