EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4993
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE TRÊS DIFERENTES COAGULANTES NA REMOÇÃO DA TURBIDEZ DE ÁGUA DE MANANCIAL DE ABASTECIMENTO
Autor(es): PADILHA, Diana Janice
CERUTI, Fabiane Cristina
VIDAL, Carlos Magno de Sousa
MARTINS, Carlos Humberto
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a utilização de três diferentes coagulantes nos processos de tratamento de água para abastecimento, levando em consideração os fatores influentes nas etapas de coagulação, floculação e sedimentação, e tendo como parâmetro a turbidez remanescente. Os ensaios foram realizados em equipamento de bancada Jar-test, empregando-se como agentes coagulantes o cloreto férrico, o sulfato de alumínio e o policloreto de alumínio (PAC). O tempo e o gradiente de mistura rápida foram, respectivamente, de 60 segundos e 500 s-1. Em seguida, a floculação ocorreu com gradiente de floculação igual a 10 s-1 e tempo de floculação de 20 minutos. As coletas de amostras para análise de turbidez ocorreram nas velocidades de sedimentação Vs1 = 5,33 cm/min, Vs2 = 2,67 cm/min e Vs3 = 1,14 cm/min. Com esta análise foi possível verificar que o PAC demonstrou maior eficiência, uma vez que com a menor dosagem do estudo, de 10 mg/L, obteve-se o menor valor de turbidez remanescente. Evidenciou-se, com isso, que os ensaios com diferentes tipos de coagulantes auxiliam na escolha dos produtos utilizados no tratamento de água para abastecimento, partindo dos parâmetros disponíveis e das características próprias de cada manancial.
Palavras-chave: Coagulação
Floculação
Jar-test
Sedimentação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4993
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diana_janice_padilha2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)145.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.