EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4959
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE ERLIQUIOSE EM CÃES COM TROMBOCITOPENIA ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO – CESUMAR
Autor(es): SOUZA, Bianca Gregório de
AZEVEDO, William de
ÁLVARES, Alessandra Aparecida Alça
BALANI, Valério Americo
LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
Abstract: As hemoparasitoses são doenças causadas por microrganismos de grande importância na Medicina Veterinária e também em Saúde Pública, das quais podemos destacar a erliquiose por se tratar de uma zoonose emergente. Seu agente etiológico é a Ehrlichia canis, uma bactéria gram-negativa, que tem vida estritamente intracelular. A transmissão para os cães ocorre através da picada do carrapato Rhipicephalus sanguineus, conhecido como carrapato marrom do cão, levando à ocorrência de manifestações clínicas que variam no Brasil e podendo, ocasionalmente, parasitar outros hospedeiros incluindo os seres humanos. O sucesso do tratamento depende do diagnóstico precoce, em que é utilizada a técnica de visualização da mórula de Ehrlichia canis no sangue periférico, entretanto um estudo realizado em Maringá com esta técnica não encontrou nenhum resultado positivo. A técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) tem sido utilizada para diagnosticar em cães suspeitos desta doença, entretanto, não há estudos na região de Maringá. O presente projeto teve por objetivo obter resultados, que comprovem a prevalência real da erliquiose, utilizando os casos sugestivos da doença, pela presença de sinais clínicos e trombocitopenia. Foram avaliados pela técnica de PCR amostras do sangue de 84 (oitenta e quatro) cães suspeitos de estarem infectados e que seriam tratados como portadores da hemoparasitose. Concluiu se que os resultados dos exames indicaram que 25,3% dos machos foram negativos e 27,7% foram positivos, enquanto nas fêmeas 22,9% foram negativas e 24,1% foram positivas, totalizando o número de 51,8% animais positivos para Ehrlichia, que no quadro final o total de animais positivos foi praticamente o mesmo dos animais negativos, demonstrando-nos a estabelecer um diagnóstico definitivo é fundamental para estabelecer o tratamento adequado dessa enfermidade.
Palavras-chave: E. canis
PCR
Trombocitopenia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4959
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bianca_gregorio_de_souza.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)106.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.