EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4920
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÃO ENTRE FATOR DE CONDIÇÃO RELATIVO (KN) E ABUNDÂNCIA DE ENDOPARASITOS DE TRACHYDORAS PARAGUAYENSIS (EIGENMANN & WARD, 1907) (OSTEICHTHYES: DORADIDAE) NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ, PARANÁ – BRASIL
Autor(es): LUCAS, Ana Paula Cirqueira
FERNANDES, Eliane da Silva
TARIFA, Djamy da Silva
LIZAMA, Maria de los Angeles Perez
TAKEMOTO, Ricardo Massato
Abstract: O fator de condição é uma medida ou indicador quantitativo do bem-estar dos peixes (Vazzoler, 1996). O objetivo deste estudo foi avaliar e compreender a dinâmica do sistema parasito- hospedeiro, por meio da relação entre o bem-estar (fator de condição relativo) de Trachydoras paraguaysensis da bacia do rio Paraná e seus respectivos endoparasitos. As capturas de uma ano, entre 2008 e 2009. A prova não- paramétrica de Mann-Whitney (U) foi utilizada para determinar diferenças entre o Kn de indivíduos parasitados e não- parasitados (Zar, 1996). O coeficiente de correlação, por postos de Spearman “rs”, foi utilizado para determinar possíveis correlações entre o fator de condição relativo (Kn) e a abundância de infecção (Zar, 1996). O nível de significância estatístico adotado foi p ≤ 0,05. Foram coletados 51 espécimes de Trachydoras paraguayensis, onde 43 estavam parasitados, encontrando-se um total de 872 parasitos, com prevalência de 84,31%, intensidade média de infecção de 20,27 parasitos por peixe infectado, e abundância média de 17,09. Foram encontrados quatro espécies de endoparasitos, Procamallanus (Spirocamallanus) inopinatus, Ichthyouris laterifilamenta,Neoparaseuratum travassosi e larvas de nematóides não identificados, denominados Nematoda gen. sp. Foi observado que os peixes parasitados possuíam um Kn significativamente menor, evidenciando o efeito patogênico do parasitismo. Em relação ao comprimento, os peixes mais parasitados tiveram um fator de condição menor, demonstrando que o paratismo influenciou na saúde de seu hospedeiro, ou seja, foi possível constatar que o parasitismo causado por nematóides afeta o peso de T. paraguayensis, bem como sua saúde.
Palavras-chave: Relação parasito-hospedeiro
Trachydoras paraguayensis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4920
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_paula_cirqueira_lucas_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)124.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.