EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4908
Tipo: Artigo
Título: HIPOGLICEMIA INDUZIDA POR INSULINA COMO FATOR DESENCADEADOR DE LESÃO CEREBRAL E CONSEQUENTE DÉFICIT COGNITIVO EM CRIANÇAS PORTADORAS DE DIABETES MELLITUS TIPO 1
Autor(es): VIDA, Aline
BAZOTTE, Roberto Barbosa
Abstract: Este trabalho consistiu na avaliação dos estudos que correlacionam hipoglicemia induzida pela insulinoterapia (HII)e déficit cognitivo (DC), em crianças portadoras de diabetes melittus tipo 1 (DM1).A base de dados do “PubMed” foi empregada com o objetivo de selecionar as publicações que abordam o impacto da hipoglicemia no desempenho cognitivo em crianças. Verificou-se que o déficit cognitivo presente em crianças submetidas ao tratamento com a insulina está relacionado diretamente à hipoglicemia. A maioria dos estudos também indica que o DC causado pela hipoglicemia envolve múltiplos fatores, incluindo a duração, intensidade e frequência de hipoglicemia, além de apontar certas áreas cerebrais prejudicadas pelos episódios recorrentes de hipoglicemia. Além disso, a idade de início do DM1 também influencia o desempenho cognitivo, tendo em vista que a precocidade do início da doença constitui um fator predisponente para a hipoglicemia. Os resultados deste estudo sugerem que existe uma forte correlação entre dano cerebral causado pela hipoglicemia e o comprometimento cognitivo. Conclui-se que é necessário um acompanhamento mais rigoroso dos episódios de hipoglicemia e o estabelecimento de medidas que reduzam o risco desta complicação aguda do DM, ou seja, a HII e sua principal consequência, o DC.
Palavras-chave: Dano cerebral
Déficit cognitivo
Diabetes mellitus tipo 1
Hipoglicemia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4908
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_vida.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)132.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.