EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBURGO, Ozilia Geraldini-
dc.creatorREGINI, Bruna Jaqueline da Silva-
dc.creatorOLIVEIRA, Cristiane Silva de-
dc.creatorCREMONEZ, Angélica-
dc.date.accessioned2020-02-04T13:28:08Z-
dc.date.available2020-02-04T13:28:08Z-
dc.date.issued2011-10-25-
dc.identifier.isbn978-85-8084-055-1-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4836-
dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo apresentar o trabalho de campo desenvolvido pelo projeto de extensão: “Oficina de matemática: o lúdico auxiliando crianças com dificuldades pedagógicas em Matemática” nos anos de 2009 e 2010, por alunas da Pedagogia do Cesumar que atende crianças do Ensino Fundamental I em períodos de contra turno em uma instituição não formal. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, e a partir da aplicação de diferentes situações de jogos e brincadeiras, pré-elaborados em encontros de estudo, pretende que os alunos participantes possam interagir em busca de procedimentos de resolução de problemas que objetivem contribuir para desenvolver as funções psicológicas superiores responsáveis pela aprendizagem, não só da matemática, mas de outras disciplinas. Teremos como referência que o trabalho com o lúdico proporcionado por uma Oficina de Matemática pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o cálculo mental das crianças. Assim, será que os jogos quando organizados com objetivos específicos podem realmente interferir nas mudanças dos conceitos matemáticos? Essa e outras questões serão discutidas em artigos educacionais com os resultados observados provenientes da interação das crianças com o lúdico direcionado como suporte de mudanças significativas na aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.languagepor-
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICApt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.initialsUNICESUMAR-
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ozilia_geraldini_burgo.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)133.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.