EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4795
Tipo: Artigo
Título: COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA ENFERMAGEM: ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCATIVA JUNTO AOS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM POR MEIO DA DIALOGICIDADE
Autor(es): BOLONHEIZ, Lorena Mattos Galhardi Caravalho
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
OLIVEIRA, Raquel Gusmão de
Abstract: A comunicação e o relacionamento interpessoal estão inseridos na capacidade de interagir, conviver e contatar pessoas por meio de relações empáticas, tendo importância frente a produtividade e qualidade do trabalho prestado entre a equipe de enfermagem, o que demanda processo de formação condizente com habilidades e competências para administrar os conflitos existentes. Compreende-se que a comunicação é a capacidade de transmitir, expressar e receber informações, conhecimentos, pensamentos,emoções e ideias, seja verbalmente ou por escrito, atingindo resultados previstos, tomando comum uma ideia, fato ou projeto. Já o relacionamento interpessoal, é a habilidade de interagir, conviver e contatar com as demais pessoas em todos os níveis de organização, através de relações cordiais, empáticas e profissionais (CHAVES, 2004). Neste sentido o presente estudo visa conhecer a percepção dos graduandos em enfermagem quanto a comunicação e o relacionamento interpessoal na enfermagem, desenvolvendo ações educativas nesta temática. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa- ação, ao qual a população alvo serão os acadêmicos de enfermagem da ultima serie do CESUMAR, totalizando 40 pessoas. Faz parte do projeto de pesquisa docente PEPS, está vinculado ao grupo de pesquisa GIPS e será executado como trabalho de conclusão de curso. Para a coleta de dados serão utilizados um questionário semi - estruturado e discussão temática por grupo focal, que será realizado em sala de aula destinada pela coordenação do curso, após sua autorização. Espera-se com este estudo possibilitar o reconhecimento da relevância da comunicação e do relacionamento na prática do exercício profissional da enfermagem, desde a graduação, fazendo compreender o impacto de ações que busquem a melhoria no convívio entre as pessoas, solucionando os fatores de interferência.
Palavras-chave: Comunicação
Equipe de enfermagem
Produtividade
Pesquisa–ação
Relações interpessoais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4795
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lorena_mattos_galhardi_caravalho_bolonheiz.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)82.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.